IN MANUS TUAS, DOMINE!
Em tuas mãos, Senhor, coloco o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Tudo o que sou e o que tenho. Os que amo e me são caros. Os que me são confiados. Para que em tudo se faça a Tua Vontade e, possamos ser instrumentos dóceis em Tuas Mãos, para realizar a tua obra de amor no mundo e no coração de todos os homens!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

50 ANOS DO CONCILIO VATICANO II
                Para a celebração dos 50 anos da abertura do Concilio Vaticano II, o Papa Bento XVI proclamou um Ano da Fé, com o inicio previsto para o dia 11 de Outubro de 2012 coincindindo com os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, cujo objetivo é “ajudar os crentes em Cristo a tornarem mais consciente e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver.” (Porta fidei,8)
                A celebração do Ano da Fé coincide com os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II! Bento XVI diz que se trata de “uma ocasião propícia para compreender que os textos deixados em herança pelos Padres Conciliares, segundo as palavras do Beato João Paulo II, «não perdem o seu valor nem a sua beleza. É necessário fazê-os ler de forma tal que possam ser conhecidos e assimilados como textos qualificados e normativos do Magistério, no âmbito da Tradição da Igreja. Sinto hoje ainda mais intensamente o dever de indicar o Concílio como a grande graça que beneficiou a Igreja no século XX: nele se encontra uma bussola segura para nos orientar no caminho do século que começa» (Novo Millenio Ineunte, 57).” (Porta fidei, 5)
                Tendo em vista estas considerações, a partir desta semana no blog IN MANUS TUAS publicarei semanalmente uma página do Concílio Vaticano II, a fim de favorecer e facilitar o seu conhecimento e assimilação do seu pensamento.
                O Papa Bento XVI afirma também que: “Se o lermos e recebermos guiados por uma justa hermeneutica, o Concilio pode ser e tornar-se cada vez mais uma grande força para a renovação sempre necessária da Igreja.” (Porta fidei, 5)
                Mais do que nunca precisamos abeirar-nos dos textos conciliares para, a partir deles, empreendermos a renovação pessoal e eclesial, insistemente solicitada pelos ultimos Papas, tão necessárias e almejadas no início deste novo Milênio.
                Às quintas-feiras, os que frequentarem nosso blog vão encontrar sempre um texto do Concilio para ajuda-los a aprofundar na compreensão da própria, no conhecimento do verdadeiro rosto da Igreja e, a partir daí para um encontro mais autentico com Cristo!
                À todos desejo uma boa leitura!


               


Nenhum comentário:

Postar um comentário