IN MANUS TUAS, DOMINE!
Em tuas mãos, Senhor, coloco o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Tudo o que sou e o que tenho. Os que amo e me são caros. Os que me são confiados. Para que em tudo se faça a Tua Vontade e, possamos ser instrumentos dóceis em Tuas Mãos, para realizar a tua obra de amor no mundo e no coração de todos os homens!

sábado, 17 de setembro de 2011

Aquele dinheiro é a vida eterna

Das Homilias de Santo Agostinho Bispo

Ouvistes do Santo Evangelho a parabola daqueles que trabalham na vinha, que bem corresponde ao tempo presente. Este é, de fato, o tempo da semeadura material. Mas há tambem uma semeadura espiritual, em que Deus goza do fruto da sua vinha: "O reino dos céus é como a um patrão de casa que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha" (Mt 20,1). E por que começou a pagar pelos últimos? Não estavam todos esperando pelo salario? Num outro texto do Evangelho lemos que ele dirá a aqueles que estão à sua direita: "Vinde, benditos do meu Pai, recebei em herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo" (Mt 25,34); Se, pois, estão todos juntos prontos para receber o pagamento, como então receberam por primeiro aqueles que trabalharam na ultima hora e por ultimo os da primeira hora? Se puder vos fazer compreender agradecerei o Senhor. Agradecei também vós aquele que se serve de nós para fazer-vos o bem: não damos, de fato, nada que é nosso. Se perguntais a quem recebeu o salario depois de uma hora de trabalho e a quem a recebeu depois da decima segunda hora quem a recebeu por primeiro, todos os dois te responderão de tê-la recebido por primeiro.
Assim, embora todos a tenham recebido ao mesmo tempo, todavia, porque alguns a receberam depois de uma hora só, outros depois de doze horas, se julga que a tenham recebido por primeiro os que a tinham depois de um tempo mais breve. Os primeiros justos, como Abel e Noé, que foram chamados na primeira hora, receberão a alegria da ressurreição junto de nós. Outros jutos depois deles como Abraão, Isaac e Jacó e quantos eram do tempo deles, chamados na terceira hora, receberão juntos conosco a alegria da ressurreição. Outros justos ainda, isto é Moisés, Araão e quantos foram chamados com eles na hora sexta, rceberão conosco a alegria da ressurreição.
Depois deles os santos profetas, chamados por assim dizer na hora nona, receberão conosco a identica alegria. No fim do mundo, todos os cristãos chamados em um certo modo na décima primeira hora receberão com eles a alegria daquela ressurreição. Receberão todos juntos; mas observai depois quanto tempo a recebem aqueles primeiros; embora tambem nós a recebemos junto aos outros, parece quase que a temos recebido por primeiro, por que a nossa paga não se fará esperar. No momento de receber a recompensa seremos, portanto,  todos iguais, os primeiros como os ultimos e os ultimos como os primeiros. Aquele dinheiro é a vida eterna e nesta todos serão iguais. Mesmo se pelos meritos algum resplandecerá mais, outros menos, a vida eterna será a mesma para todos: o que é igualmente eterno de fato não será para um mais longo e para outro mais breve; o que não tem fim será eterno para ti, como para mim. De outra maneira se manifestarão a castidade dos conjuges,e a integridade virginal, o fruto das  boas obras e a glória dos sofrimentos: porém no que diz respeito à vida eterna não haverá algum que viverá mais do que o outro. Todos viverão uma vida sem fim, cada um no seu grau de ´glória: e aquele dinheiro é a vida eterna." (Santo Agostinho, Disc 87,1.4-5.6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário