IN MANUS TUAS, DOMINE!
Em tuas mãos, Senhor, coloco o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Tudo o que sou e o que tenho. Os que amo e me são caros. Os que me são confiados. Para que em tudo se faça a Tua Vontade e, possamos ser instrumentos dóceis em Tuas Mãos, para realizar a tua obra de amor no mundo e no coração de todos os homens!

sábado, 29 de outubro de 2011

“Nós somos homens de fé para a salvação da nossa alma” (Heb 10,39)
Do Livro de S. Orsíbio abade, que, na sua morte, ele entregou aos seus irmãos
                Irmãos, devemos ser iguais, desde o mais pequeno até o maior: ricos e pobres; perfeitos na concórdia e na humildade, para que se possa dizer também de nós: “Aquele que colheu muito não teve sobra e o que pouco colheu não teve falta.” (2Cor 8,15)  Não haja quem, embora vendo o irmão em necessidade, pense buscar delicias e não se dirija a ele aquela reprovação: “Não nos criou um único Deus?” (Mal 2,10). Não é único o Pai de todos? Por que cada um abandonou o seu irmão a ponto de tornar digno de abonimação o testamento dos nossos pais?  “Judá foi desleal e a abonimação foi cometida por Israel” (Mal 2,11). Por isso, conforme a palavra do Senhor e Salvador aos apóstolos: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei; assim todos saberão que sois meus discípulos” (Jo 13,34.35), nós devemos amar-nos uns aos outros e mostrar que somos de verdade servos do Senhor Jesus Cristo e seguidores daqueles que tinham vida em comum.
                Quem caminha de dia não tropeça nos obstáculos, quem caminha de noite, este sim, porque não é iluminado. “Nós porém”, disse o Apóstolo: “não somos absolutamente de perder o animo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação!” (Heb 10,39) E num outro lugar: “Vós todos sois filhos da luz” e “filhos de Deus” (Sl. 28,1); “nós não somos da noite nem das trevas” (1Ts 5,5). Se somos, portanto, filhos da luz, devemos conhecer o que é próprio da luz, e fazer frutos de luz em toda boa obra: de fato o que se cumpre abertamente é luz. Se com todo o coração voltamos ao Senhor e seguimos os preceitos dos seus santos e do nosso Pai, abundarão todas as boas obras. Se ao invés nos deixamos vencer pelos prazeres da carne, de dia andaremos tateando como se estivéssemos em plena noite e não encontraremos o caminho para chegar à cidade na nossa habitação, de quem se diz: A alma dos esfomeados e dos sedenteos desfalecem por que desprezaram a lei que lhes foi dada peo Senhor e não escutaram a voz dos profetas (cf. Sl 106,5.11) e por isso não puderam chegar à paz prometida.
                O Senhor é tão bom a ponto de convidar-nos continuamente à salvação: voltemos a ele os nossos corações, “é portanto tempo de acordar do sono. A noite vai avançada, o dia está próximo; lancems fora por isso as obras de trevas e vistamos as armas da luz. Comportemo-nos honestamente como em pleno dia.” (Rm 13,12-13) Meus filhinhos, antes de tudo amemos a Deus com todo o coração, depois amemo-nos um ao outro recordando os mandamentos de Deus Salvador, nos quais nos diz: “Deixo-vos a paz, eu vos dou a minha paz. Não como lhe dá o mundo, eu a dou a vós.” (Jo 14,27) “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22,40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário