IN MANUS TUAS, DOMINE!
Em tuas mãos, Senhor, coloco o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Tudo o que sou e o que tenho. Os que amo e me são caros. Os que me são confiados. Para que em tudo se faça a Tua Vontade e, possamos ser instrumentos dóceis em Tuas Mãos, para realizar a tua obra de amor no mundo e no coração de todos os homens!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A verdadeira penitência é não recair nas mesmas culpas

Do livro "Qual rico se salvará?" de Clemente de Alexandria

A todo aquele que de coração sincero se converte a Deus, são abertas as portas, e o Pai acolhe o filho, com o coração cheio de alegria, desde que esteja verdadeiramente arrependido.A verdadeira penitencia não é só recair nas mesmas culpas, mas arrancar por completo da alma aqueles pecados pelos quais se reconhece réus de morte. Retirados, Deus habitará de novo contigo. Cristo diz, de fato, que no céu, quando um pecador se converte e faz penitencia, para o Pai e os anjos é sumo e incomparável alegria. Por isso proclama: "Quero o amor e não o sacrifício" (Os 6,6) "Eu não quero a morte do pecador, mas que o pecador se converta e viva" (Ez 31,11) "Mesmo se os vossos pecados fossem como escarlate, tornar-se-ão brancos como neve, se fosse vermelhos como púrpura tornar-se-ão brancos como lã" (Is 1,18).
Só Deus pode cancelar os pecados e não imputar os delitos, por que a nós tambem Deus ordenou de perdoar cada dia os irmãos arrependidos; que, se nós embora sendo maus sabemos fazer o bem, quanto mais o Pai das misericórdias; o Pai bom de quem vem toda consolação, cheio de misericórdia e muito bondoso, sabe usar uma extrema paciencia esperando quem se converte.
Converter-se sinceramente significa deixar de pecar, não voltar-se mais para as coisas passadas. Deus, pois, concede o perdão dos pecados passados; cada um, portanto, tornar-se responsável  por si mesmo para não cair em novos pecados. Arrepender-se significa isso: ter dor pelos pecados cometidos e pedir  com insistência que a sua lembrança seja cancelada pelo Pai; ele só pode por sua misericórdia destruir o passado como não tivesse ocorrido, e cancelar com a graça do Espírito o mal da vida passada.
Queres, ó ladrão, que te seja perdoado o delito? Deixa de roubar. O que roubaste, procura restitui-lo e acrescenta algo mais. Testemunhou falso? Aprende a ser verdadeiro.
Talvez seja impossivel romper de uma vez por todas certas paixões já enraizadas; mas com a graça de Deus, com as orações dos outros a ajuda dos irmãos, junto a uma verdadeira penitencia e a assídua meditação se pode obter também isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário