IN MANUS TUAS, DOMINE!
Em tuas mãos, Senhor, coloco o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Tudo o que sou e o que tenho. Os que amo e me são caros. Os que me são confiados. Para que em tudo se faça a Tua Vontade e, possamos ser instrumentos dóceis em Tuas Mãos, para realizar a tua obra de amor no mundo e no coração de todos os homens!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Endireitai as veredas do Senhor
Das Homilias sobre Lucas, de Orígenes, presbítero
Examinemos o que anunciou a propósito do advento de Cristo.  Primeiramente está escrito por João: “Eis a voz do que grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Lc 3,4). O que segue se refere expressamente ao Senhor e Salvador. Obsserve cada um o que era antes de ter a fé: se dará conta que estava num abismo profundo, um abismo em declive que se aprofundava nos abismos. Mas quando veio o Senhor Jesus e enviou como seu vigário o Espirito Santo, “todo abismo foi preenchido”. Foi preenchido com as boas obras e os frutos do Espírito Santo. A caridade não deixa que em ti permaneça  um abismo, por que, se possuis a paz, a paciencia e a bondade, não somente cessarás de estar num abismo, mas començaras a tornar-se “montanha” de Deus.
Estas palavras vemos que todo dia se realizam para os gentios: “Todo abismo é preenchido”; enquanto no povo de Deus, deposto da sua grandeza, se cumprem as outras: “Todo monte e toda colina serão abaixadas”. Este povo [Israel] que um dia foi um monte e uma colina,  foi abatido e desmantelado. Mas “por causa da sua queda, a salvação chegou aos pagãos, para suscitar a sua inveja” (Rm 11,11).
Se ao invés dirás as montanhas e colinas abatidas são as potências inimigas, que se erguiam contra os homens, não errarás.
De fato, para que sejam cumulados os abismos de que falamos, deverão ser abatidos e colinas, as potências inimigas.
Mas vejas se si é cumprida a profecia seguinte que diz respeito ao advento de Cristo. Diz de fato: “E os passos tortuosos serão endireitados”. Cada um de nós era tortuoso – se o era somente então sem ter permanecido tal – e, com a vinda de Cristo na nossa alma, tudo que  era tortuoso tornou-se direito. Para que te serve de fato que Cristo tenha vindo num tempo na carne, se não veio tambem na tua alma? Peçamos portanto para que todo o dia o seu advento se cumpra em nós, para que possamos dizer: “Não sou mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20)
Veio o meu Senhor Jesus e aplainou as tuas asperezas, mudou em estradas direitas toda a tua desordem, para formar em ti uma estrada sem tropeços, onde Deus Pai possa vir a ti num caminho doce e puríssimo, e Cristo Senhor pudesse fixar em ti a sua morada dizendo: “O meu Pai e eu viremos, e faremos nossa morada nele” (Jo 14,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário