IN MANUS TUAS, DOMINE!
Em tuas mãos, Senhor, coloco o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Tudo o que sou e o que tenho. Os que amo e me são caros. Os que me são confiados. Para que em tudo se faça a Tua Vontade e, possamos ser instrumentos dóceis em Tuas Mãos, para realizar a tua obra de amor no mundo e no coração de todos os homens!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Quem busca a Cristo busca tambem os seus sofrimentos e não rejeita do sofrimento
Comentário sobre o Salmo 118 de S. Ambrósio, bispo
                “A Sabedoria diz: “O zombador busca a sabedoria e não a encontra” (Pv 14,6); não porque o Senhor não queira deixar-se encontrar pelos homens, Ele que se oferece a todos, mesmo aos que não o buscam; mas por que o zombador o procurou com tais ações que o tornam indigno de encontrá-Lo. De resto, Simão que o esperava com animo reto, o encontrou.
                André o enconrou e disse a Simão: “Encontramos o Senhor” (Jo 1,41). Tambem Felipe disse a Natanael: “Encontramos aquele de quem escreveram Moisés na lei e os profetas, Jesus, filho de José de Nazaré” (Jo 1,45). E para mostrar-lhe que havia encontrado de fato a Cristo, acrescentou: “Vinde e vede” (Jo 1,46). Assim quem busca a Cristo, venha, não com passos terrenos, mas com a disposição da alma: procura vê-lo não com os olhos, mas com o olhar interior. O Eterno, de fato, não se pode ver com os olhos do corpo, porque “as coisas visíveis são de um momento, as invisíveis são eternas” (2Cor 4,18).
                O Cristo portanto não está no tempo, mas é gerado pelo Pai antes do tempo; enquanto Deus, verdadeiro Filho de Deus, e enquanto perfeição eterna, está fora do tempo, e nenhum limite o circunscreve; enquanto é vida, está acima do tempo e como tal não será jamais alcançado pelo dia da morte.
                No que diz respeito à sua morte, ele morreu para o pecado uma vez por todas; agora ao invés pelo fato que vive, vive para Deus” (Rm 6,10). Compreende aquilo que disse o Apóstolo? “Ele morreu para o pecado uma vez por todas”. Cristo morreu uma vez só por ti pecador; tu portanto, depois de haver recebido o batismo, não peques mais. Morreu uma única vez para todos, e morre uma só vez, não mais vezes, para os indivíduos. Tu, homem, és pecado; por isso o Pai onipotente tornou pecado o seu Cristo; o fez homem para que levasse os nossos pecados. Para mim, portanto, o Senhor Jesus morreu para o pecado, “para que nós pudéssemos nos tornar por meio dEle justiça de Deus” (2Cor 5,21).  Para mim morreu, para poder ressurgir por mim. Morreu uma única vez; e uma única vez ressuscitou. E tu que está morto, sepultado e ressuscitado com ele pelo batismo, cuide bem, depois de estar morto uma vez, de voltar a morrer.
                Agora não morreste mais para o pecado, mas para o perdão; ressuscitaste, não morras mais uma segunda vez, por que “Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais, a morte não tem maispoder sobre ele” (Rm 6,9). Então a morte o submetera?  Sim, do momento que diz “não tem mais poder sobre ele”, quer dizer que antes este poder houvera. Não desperdice este dom, ó homem! Por ti Cristo se submeteu ao poder da morte, para libertar-te do seu jugo. Aceitou a escravidão da morte para dar-te a liberdade da vida eterna.
                Por isso quem busca a Cristo busca tambem os seus sofrimentos e não rejeita o sofrimento. “Não angústia eu gritei ao Senhor, e Ele me respondeu e me libertou” (Sl 117,5). Bom é portanto o sofrimento que nos torna dignos de ser amplamente atendidos pelo Senhor. Ser por ele antendidos é de fato uma graça. Por isso quem busca Cristo não rejeita a tribulação, e quem não a rejeita é encontrado pelo Senhor. Não rejeita quem acolhe os mandamentos de Deus no coração e com as obras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário