IN MANUS TUAS, DOMINE!
Em tuas mãos, Senhor, coloco o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Tudo o que sou e o que tenho. Os que amo e me são caros. Os que me são confiados. Para que em tudo se faça a Tua Vontade e, possamos ser instrumentos dóceis em Tuas Mãos, para realizar a tua obra de amor no mundo e no coração de todos os homens!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quando Cristo aparecer, então também vós aparecereis com Ele na glória
Do Comentário sobre o Evangelho de João, de S. Cirilo de Jerusalém, bispo
                Depois da sua ressurreição dos mortos, Jesus, tendo já levado nossa natureza à sua condição primeira e libertado o homem da corrupção, sobe como uma primicia a Deus Pai, que está nos céus, ele que é o seu templo primeiro. Mas depois de um breve tempo descerá novamente e voltará ainda entre nós na glória do seu Pai com os santos anjos, para convocar todos, bons e maus, ao tremendo tribunal.
 Toda criatura, da fato, deverá comparecer em juizo e o Senhor dará a cada um segudo o mérito da vida; aos que está à sua esquera, isto é aos que gozaram mal das coisas do mundo, dirá: “Ide, longe de mim, malditos, no fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos” (Mt 25,41); aos que ao invés estarão à sua direita, isto é aos santos e aos bons, dirá: “Vinde, benditos do meu Pai, recebei em herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo” (Mt 25,34). Estes habitarão e reinarão com Cristo, gozando com imensa alegria dos bens celestes; tornados conformes a ele na ressurreição e livres dos laços da antiga corrupção, viverão eternamente de uma vida inefável e duradoura junto do Senhor sempre vivo.
                O fato de que quem tiver conduzido uma vida boa e virtuosa viverá incessantemente com Cristo, contemplando a sua inefável divina beleza, é afirmado por Paulo quando diz: “Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” (1Ts 4, 16-17)
                E voltando-se para aqueles que se esforçaram por mortificar as paixões mundanas exclama: “Vós de fato estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus! Quando Cristo se manifestar, a vossa vida, então também vós vos manifestareis com ele na glória.” (Col 3,3-4)
                Para resumir brevemente a essencia e o significado deste trecho, diremos assim: os que amam a malícia do mundo, cairão no inferno e permanecerão longe da face de Cristo, aqueles, ao invés que amam a virtude terão conservado íntegro o selo do Espírito Santo, habitarão e viverão junto com ele contemplando a sua divina beleza: “O Senhor será para ti luz eterna, e o Deus será o teu esplendor.” (Is 60,19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário